6 dicas para você montar um food truck perfeito

A moda dos food trucks já chegou ao Brasil há um tempo, mas a modalidade de negócio ainda pode ser interessante para muitos empreendedores interessados em começar um negócio.

A moda dos food trucks já chegou ao Brasil há um tempo, mas a modalidade de negócio ainda pode ser interessante para muitos empreendedores interessados em começar um negócio. Dentre as vantagens do modelo estão a mobilidade e o custo relativamente baixo de operação.

No entanto, como os trucks não são mais novidade por aqui, o empreendedor deve ficar atento para entrar com o pé direito neste mercado. “O descobrimento da roda já foi feito, o que precisa agora é criar uma tendência para entrar no mercado e se manter”, alerta Carlos Louredo, da consultoria Truck Food Brasil.

Isso não quer dizer que não existam oportunidades para quem quer começar agora. O importante é ter um bom planejamento. Se você quer montar um food truck de sucesso, veja as dicas a seguir.

1 – Estude a legislação local

Como o modelo dos food truck é relativamente recente, nem todos os municípios regularizaram a atividade. Portanto, antes de iniciar o negócio, informe-se sobre a legislação vigente. “A principal dificuldade para quem quer ter um food truck é em relação às leis dos municípios. Tem lugar em que é proibido, tem outros em que você precisa de uma autorização difícil de conseguir”, afirma o empreendedor João Victor Curial, que está há um ano e meio neste mercado com a Só Coxinhas.

2 – Conheça o seu produto

Para vender algo num food truck é preciso saber se aquele produto é viável para uma operação móvel e com pouco espaço disponível. “A pessoa tem que pensar se o produto exige muito trabalho antes. Às vezes a operação não é simples e precisa de até três dias de trabalho antes de vender”, alerta Curial.

3 – Conquiste seu cliente

A capacidade de se comunicar é fundamental em qualquer negócio. Mas quando se trata de um modelo relativamente novo, como é o dos trucks, essa habilidade é ainda mais necessária. “Além de um bom produto, você vai ter que cativar o público no atendimento. E para isso a capacidade de se comunicar é um diferencial”, analisa Curial.

4 – Estude o formato

Como o negócio dos food trucks já não é novo, a experiência de outros empreendedores pode ajudar quem está começando. “Tem que pensar no que é adequado para esse formato. Comidas muito pesadas, como feijoada, não dão certo. Já hambúrguer e pizza no cone, têm funcionado bem. Tudo o que é artesanal, feito em casa, também tem feito sucesso”, afirma Carlos Louredo, Truck Food Brasil.

5 – Faça uma pesquisa de mercado

Uma das vantagens de entrar neste mercado agora é ter à sua disposição a experiência de quem veio antes. Portanto, aproveite e faça uma pesquisa de mercado antes de iniciar a operação. “Agora, com a maturação do segmento, as apostas são mais certas. Quem está apostando agora precisa vir forte e criar uma coisa em cima do que já existe”, recomenda Louredo.

6 – Seja profissional

Para ter um food truck (e não apenas mais um carrinho de comida) é preciso oferecer produtos de qualidade. “Não dá para pegar um produto mais ou menos e oferecer por um preço alto”, ressalta Louredo. Sendo assim, a recomendação é ter um bom posicionamento de marca e zelar pela reputação do seu produto. “Se houver um trabalho sério, o negócio tem tudo para dar certo.”

Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/6-dicas-para-voce-montar-um-food-truck-perfeito/

    Rua vereador Narciso Mendes Nº 190
Cidade Jardim São Jose dos Pinhais
    (041) 3093-9685

Siga-nos no Facebook